Foi realizado no último dia 14, na sede do PT/RN, o Encontro Estadual de Combate ao Racismo e Igualdade Racial. Com excelente participação da militância petista, 122 filiados votaram para a formalização do setorial e elegeram a chapa “Construindo um RN sem Racismo” para a coordenar o setorial.
O encontro que contou com a participação de militantes de todo o estado, teve abertura do presidente estadual do PT/RN, Eraldo Paiva, que ressaltou a importância dos encontros setoriais dentro da organização partidária e sua relevância para o diálogo com os movimentos sociais. Também estiveram presentes os deputados Fátima Bezerra e Fernando Mineiro. Fátima que foi convidada para falar sobre a conjuntura nacional, comentou a popularidade da presidenta Dilma Rousseff – que chega a ser maior que a do ex-presidente Lula, se comparado o mesmo período de governo. A deputada ainda discorreu sobre as políticas públicas educacionais e sobre os programas do governo federal no RN, como por exemplo, o “Minha Casa, Minha Vida”.
Já o deputado Fernando Mineiro lamentou que o trabalho de promoção da igualdade racial, iniciado pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR) da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania (Sejuc), tenha sido “abandonado” pelo atual governo do RN. “A questão da igualdade racial precisa de uma ação articulada para construção de políticas públicas eficazes. Infelizmente, esse trabalho foi completamente abandonado pelo atual governo estadual”, comentou. Mineiro observou que negros, índios e ciganos constituem os setores da sociedade mais isolados e esquecidos pelo poder público. Ele defendeu a adoção de políticas afirmativas para promover a reparação histórica a esses grupos étnico-raciais.
O presidente da chapa eleita, Ludjanio Rogério, afirma que este trabalho de organização do setorial vem de alguns anos, desde a formação da comissão provisória ainda na gestão do ex-presidente do PT/RN, Geraldão. Ludjanio diz que este trabalho de mobilização em torno da formação do setorial foi conjunto e muito gratificante e ele agradece ainda a todos que atenderam o chamado do partido em torno desta causa.
fonte: www.ptrn.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário