Moema Gramacho recebe prêmio de Melhor Prefeita das Américas
A prefeita de Lauro de Freitas (BA), a petista Moema Gramacho recebe na quarta-feira (28) a Certificação Internacional Município e Cidadania, na categoria de Melhor Prefeita das Américas. A certificação é concedida pela Organização Brasil Américas, Senado Federal, Sistema Fibra, Sesi, Senai, Anamup e Amusuh e busca reconhecer administrações públicas que se preocupem com as questões sócio-políticas e econômicas, além da qualidade de vida da população.
O evento será realizado no auditório do Senado Federal, em Brasília, e durante a solenidade será feito o lançamento de uma edição histórica da revista Municípios em Ação, sobre os cinco anos do Governo Lula e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A indicação do município e da prefeita foi feita pela Associação Nacional de Municípios Produtores (Anamup), que avaliou o crescimento econômico da cidade, sobretudo com a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) e a boa administração dos recursos públicos na garantia da melhoria do bem-estar da população. O evento conta com a parceria do Jornal do Brasil e Revista Municípios em Ação.
A atual administração do PT já recebeu outros cinco prêmios que reconhecem a preocupação da gestão na melhoria da qualidade de vida e no crescimento sócio-econômico da cidade. O primeiro deles, concedido pela Revista Atlas, da Gazeta Mercantil, coloca Lauro de Freitas como "Cidade mais Dinâmica da Bahia" e sétima do país. O prêmio "Transparência e Controle Interno" foi concedido à cidade por duas vezes seguidas, em reconhecimento à transparência e o controle dos recursos públicos, na atual gestão, feitos pela Controladoria Geral do Município (CGM) e a contabilidade. Hoje a CGM de Lauro de Freitas é referência nacional.
A União das Prefeituras da Bahia (UPB), a DOM Publicações e a Empresa Gráfica da Bahia, concederam para Lauro de Freitas o título "Qualidade nas Publicações e Instrumentos de Gestão Fiscal", decorrente do compromisso da administração municipal com o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e da transparência pública. Também no ano passado, a cidade foi incluída entre as 60 melhores administrações públicas do país.
A cidade também se tornou referência em assistência social, ao ser premiada, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com o "Reconhecimento pela Habilitação em Gestão Plena do SUAS" (Sistema Único de Assistência Social).
Os investimentos nas áreas de infra-estrutura, educação, saúde e políticas afirmativas refletem a preocupação da gestão municipal com o crescimento ordenado da cidade, o bem-estar dos munícipes e a igualdade social, racial e de gênero. Um bom exemplo no caso de infra-estrutura são as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todo, serão investidos R$38 milhões e 262 mil, em Itinga e Lagoa da Base, áreas carentes do município e que ao longo dos anos sofreram com o descaso de administrações anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário